Green Nation Collection
Home » Indústria » Plástico oxibiodegradável é materia-prima no catálogo da indústria de embalagens World Post

Plástico oxibiodegradável é materia-prima no catálogo da indústria de embalagens World Post

A World Post é uma conceituada indústria voltada à manufatura de embalagens especiais e envelopes de alta segurança. Com sede em Osasco-SP, possui moderna instalação e equipe especializada. Desde a fundação, em 1992, realiza investimentos em pesquisas. Sua atuação garante destaque pela inovação no lançamento de produtos e materiais que atendem diversos segmentos de mercado.

A empresa fornece para a Green Nation Collection – Moda Sustentável embalagens biodegradáveis com ciclo de vida útil controlado. A tecnologia d2w™ usada nas embalagens da World Post foi desenvolvida no Reino Unido. Trata-se de um aditivo que deixa a embalagem plástica com índice de biodegradabilidade de 88,86%. Desta forma, o plástico se decompõe em apenas 121 dias — desafiando o comum que levaria, no mínimo, 100 anos. “Trata-se de uma revolução já que o plástico é um dos vilões da poluição causada pelo descarte incorreto no meio ambiente”, afirma Fatyma Moraes, diretora da World Post.

Um plástico tão biodegradável quanto a folha de uma árvore

Ao contrário do que acontece na degradação natural dos plásticos comuns , dos derivados do Etanol da cana e com os falsos biodegradáveis sem certificação, o plástico produzido com d2w™ não gera microplásticos. “O plástico d2w™ não é mais considerado um plástico após a degradação. Torna-se um material com estrutura totalmente diferente do plástico, cheio de oxigênio, tão biodegradável quanto a folha de uma árvore”.

Além de biodegradável, este plástico pode se juntar a outros plásticos convencionais e ser reciclado. O plástico inteligente d2w™ pode sempre dar origem a um novo produto plástico. “Isso coloca o d2w™ em sintonia com os modernos conceitos de Economia Circular, criando um novo uso para aquele recurso que foi utilizado na produção do plástico”, diz a diretora da indústria de embalagens.

 

O d2w™ é o único material certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em conformidade com normas brasileiras acreditadas pelo INMETRO. Também é certificada pelo Instituto IDEAIS e pela autoridade internacional OPA por cumprir normas de vigentes de biodegradabilidade e segurança ambiental da ASTM, BS, AFNOR, entre outras. Também tem apoio da Funverde, organização não governamental do terceiro setor. Para concluir, é também livre de substâncias tóxicas, ou seja, menos poluente e não contém metais pesados atendendo a Diretiva RoHS.

Sobre o aditivo pró-degradante d2w™ que transforma o plástico em oxibiodegradável

RES Brasil é especializada em aditivos e tecnologias no segmento de plásticos e representa de forma exclusiva no Brasil a inglesa Symphony, fabricante do aditivo pró-degradante d2w™ usado pela indústria de embalagens World Post. Ao contrário dos plásticos biodegradáveis que, em sua degradação, emitem gás metano, que é 21 vez mais prejudicial ao planeta do que o carbono que é emitido pelo plástico aditivado.

De acordo com Eduardo Van Roost, diretor da RES Brasil, os plásticos oxibiodegradáveis d2w™ não viram “microplásticos“. Os plásticos oxibiodegradáveis ao se degradarem não são mais plásticos. Tornam-se um material repleto de oxigênio atraindo microrganismos na biodegradação. O que vira microplástico e acaba por entrar de forma tóxica na nossa cadeia alimentar são os plásticos comuns. No mercado há os chamados verdes, meramente fragmentáveis ao invés dos verdadeiros oxibiodegradáveis.