Green Nation Collection
Home » Indústria » Na Cocamar resíduos de algodão e de PET se transformam em fios para a indústria da moda

Na Cocamar resíduos de algodão e de PET se transformam em fios para a indústria da moda

Fios_algodão_reciclados_Cocamar

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 1963, em Maringá-PR, e conta com mais de 10 mil associados que atuam em cerca de 60 unidades fabris no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os cooperados atuam com a produção de algodão, soja, milho, trigo, café e laranja.

Em 1983, para agregar valor para a safra de algodão colhida pelos cooperados, a Cocamar fundou a fábrica de fios. Entre a grande variedade que oferecem ao mercado, desenvolveram o fio Revival, matéria-prima dos tecidos da Green Nation Collection – moda sustentável. Este fio é composto por algodão desfibrado e garrafas PET recicladas.

O algodão é reciclado, obtido a partir de sobras de retalhos da indústria da confecção. Depois de desfibrado, para ganhar resistência, ganha reforço de fios de garrafas PET, também recicladas.

Para chegar até a qualidade esperada vale saber que tudo começou produção dos fios PET em 2002. A ideia surgiu da necessidade de dar nova vida para as garrafas PET produzidas pela Cocamar no envase de óleos. Já a produção dos fios de algodão desfibrado, feito a partir de retalhos de roupas, veio de uma oportunidade de mercado.

“Não havia a produção deste fio direcionado para o setor da moda, principalmente os fios mais finos, produzidos em filatórios convencionais”, diz Nilton Perazzolo, gerente de negócios fibras e café da cooperativa.

Cocamar_fios_reciclados_PET_e_algodão_Desfibrado

A Cocamar começou a produção dos fios PET em 2002. Já a produção dos fios de algodão desfibrado, feito a partir de retalhos de roupas, veio de uma oportunidade de mercado.

No início, a Cocamar desenvolveu os produtos buscando parceria com clientes e fornecedores com mesma visão para a sustentabilidade para reforçar e consolidar a aceitação do projeto no mercado. E, assim, deram início aos testes dos produtos reciclados e que possuem características próprias no desempenho e nos processos. “O desenvolvimento dos fios de algodão desfibrado com PET da Cocamar tornou-se pioneiro na moda. Apesar do fio de algodão desfibrado já ser um tema explorado em países da Europa, no Brasil só era utilizado para o desenvolvimento de produtos voltados de decoração”, diz o gerente.

No início não houve uma boa aceitação na moda devido ao acabamento da malha. “Sendo o fio um produto reciclado, não existia a mesma afinidade tintorial que uma fibra virgem, causando a necessidade de novas receitas e tingimentos na tinturaria”, justifica Perazzolo. Após alguns ajustes, os fios de algodão com PET reciclado apresentaram o mesmo efeito visual de um fio produzido com fibra virgem. Hoje, a produção de fios da Cocamar é de, aproximadamente, 8.300 toneladas por ano.

O fio Revival já representa 10% da produção. E são destinados a clientes que possuem linhas de produtos voltados à sustentabilidade.

Fios_algodão_reciclados_Cocamar

Fios de algodão desfibrado mesclado com PET reciclada. Produção da Cooperativa Cocamar.

A cooperativa é fornecedora da Green Nation Collection – Moda Sustentável e declara que está motivada com a parceria. “Por estar sempre pensando no meio ambiente, a Cocamar continuará apoiando projetos dentro da linha de negócios que compartilhem desta ideia. A expectativa é avançar nesta causa, buscando viabilizar produtos no mercado e, somado a isso, aumentar a rentabilidade para todos da cadeia produtiva da moda. “A aproximação da Cocamar com a marca Green Nation Collection – Moda Sustentável possibilitou o encontro com pessoas que também se preocupam com a sustentabilidade inserida no mercado têxtil”, conclui Perazzolo.