Descobrimos que há, em Hong Kong, um importante concurso internacional para designers de moda emergentes e estudantes. O melhor: o tema é moda sustentável. O EcoChic Design Award, organizado pela Redress, inspira os criativos a lançarem roupas convencionais com um mínimo de resíduos têxteis.
A Redress é uma ONG ambiental que trabalha há uma década para reduzir o desperdício no setor da moda a partir de vários programas, iniciativas e campanhas. A organização visa melhorar, educar e possibilitar a adoção de uma indústria da moda mais sustentável que ajude a minimizar o negativo e maximizar os impactos positivos da indústria da moda na sociedade e no meio ambiente.
O mais interessante é que cada ciclo de competição leva os designers a uma jornada de educação com vários meses de teoria e design.
Em primeiro lugar, o concurso educa designers sobre os impactos ambientais negativos da indústria da moda. Há o ensino de técnicas de design de moda sustentável, zero-resíduos, upcycling e reconstrução que podem combater o desperdício de insumos.
Em segundo lugar, o concurso fornece aos designers ferramentas para o seu desenvolvimento. Através de palestras, vídeos, artigos e links, o designer desenvolve sua compreensão do design de moda sustentável. O concurso também acaba por desafiar os criativos a primeiro criar resíduos têxteis, em suas diversas formas, para somente depois permitir a transição para o desenvolvimento sustentável. Só então os designers começam a competir de fato. Isso coloca o talento de design sustentável no centro das atenções e recompensa o melhor com prêmios de mudança de carreira para mudar o padrão da moda de fato.
O concurso aconteceu pela primeira vez em 2011 em Hong Kong. A partir de 2014 foi ampliado como concurso internacional. O último ciclo não inclui ainda a América Latina. Apenas Ásia, Europa e EUA.