Um milhão de euros será o prêmio para as cinco melhores ideias que introduzam sustentabilidade no setor da moda. Trata-se do The Global Change Award — terceira rodada do prêmio da Fundação H & M que criou uma recompensa por conceitos sustentáveis para a moda. A fundação declara que criou o prêmio visando proteger o planeta e nossas condições de vida, acelerando a mudança de uma indústria de moda linear para circular.
No ano passado, o concurso atraiu 2.800 inscritos. As ideias variaram de fios digitais, jeans tingido com pó feito a partir de jeans reciclado, tecidos biodegradáveis feitos de estrume de vaca, nylon feito de água, tecidos feitos de resíduos de plantas e com energia solar. Nem a Fundação nem o grupo H & M tomam os direitos patrimoniais ou de propriedade intelectual nas inovações, pois o objetivo é influenciar a indústria da moda.
“Devemos encontrar melhores maneiras de fazer o que usamos e usar com sabedoria o que temos. O Global Change Award é uma iniciativa importante para impulsionar isso “, disse Edwin Keh, CEO do Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong, um dos jurados.
O Global Change Award se tornou uma força positiva na indústria da moda. Um painel de especialistas com conhecimentos extensivos na moda, ambiente, circularidade e inovação selecionará os cinco vencedores. Também haverá votação online. Além de compartilhar a concessão, os vencedores recebem um programa de aceleração de prêmios de mudança global de um ano que acelerará o desenvolvimento de suas inovações e maximizará o impacto na indústria. O programa levará as equipes a Estocolmo, Nova York e Xangai, e é fornecido pela Fundação H & M em parceria com a Accenture, uma das principais empresas de estratégia e consultoria do mundo, e o Instituto Real de Tecnologia KTH em Estocolmo, um dos principais líderes da Europa universidades técnicas e de engenharia.
“O consumo sustentável e responsável é o caminho a seguir. Devemos encontrar melhores maneiras de fazer o que usamos e utilizar com sabedoria o que temos. O Global Change Award é uma iniciativa importante para impulsionar isso. Por repensar intencionalmente e com reflexão, reciclagem e reorientando, podemos gerar melhorias significativas e radicais para o nosso mundo “, diz o professor Edwin Keh, diretor executivo do Instituto de Pesquisa e Têxteis de Hong Kong e membro do painel de especialistas.