Durante o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes edição Inverno 2018 (4 de julho de 2017) a Green Nation Collection – Moda Sustentável apresentou a palestra “Novos Modelos de Negócios”. Para compor a mesa foram convidados Marcos Didonet, mentor e diretor da marca, Geni Rodio Ribeiro, consultora de moda e mercado e o estilista João Pimenta.
Para Didonet, idealizador da Green Nation Collection – moda sustentável, marca social do movimento Green Nation, a participação foi positiva, especialmente para uma marca que está chegando ao mercado. “A visitação do salão é muito expressiva. Foram feitos muitos contatos e excelentes prospecções e parcerias”, diz. Chamou a atenção dos participantes o lançamento de uma linha de roupas com reaproveitamento de resíduos. O público recebeu as informações com interesse e interagiu com várias perguntas sobre a marca que acaba de lançar sua coleção de roupas com um tecido inovador (86% de algodão e 14% de polyester). A malha é resultado do algodão separado por cores, desfibrado e dá origem ao novo tecido após ser mesclado com fios de garrafas PET, também recicladas.
Na palestra, Geni explicou que o desenvolvimento de produtos da marca de moda tem como origem a Economia Circular. O conceito, baseado na inteligência da natureza, percebe que o processo produtivo não deve ser linear. “No processo circular os resíduos são insumos para a produção de novos produtos”, explicou. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo porque tudo pode ser aproveitado para um novo ciclo produtivo.
“O Inspiramais nos convidou para a palestra porque entendeu que o conceito Economia Circular e o modelo de negócio Marca Social está totalmente alinhado ao tema Inovação, proposto pelo salão. A participação e o diálogo com João Pimenta expôs a base do seu negócio baseado em produzir menos, com foco no design e na qualidade da matéria-prima”, disse Geni.
Pimenta defendeu a importância do planejamento para gerar menos resíduos e também das parcerias para o desenvolvimento de tecidos inovadores, como o jacquard de algodão colorido da Innovativ que ele usou em uma instalação no Inspiramais a convite da Green Nation Collection.
Didonet justificou a escolha do algodão colorido (que já nasce com a cor) e o algodão reciclado como a principal matéria-prima da marca. “O impacto na economia de água na indústria têxtil é enorme. No algodão reciclado não há uso de água, já que os tecidos desfibrados são separados por cor. No caso do algodão colorido, como também não há tingimento, o impacto de economia de água é de 87,5%. A ideia foi reunir inovação e sustentabilidade no mesmo produto, conclui Didonet.