Há quase cinco anos a Innovativ produz tecidos com fios ecológicos para atender a uma crescente demanda em torno do tema sustentabilidade. Para adaptação deste conceito na moda, lançou uma linha específica para o Inverno 2018. “A coleção de tecidos de moda sustentável tem tido uma aceitação muito positiva. Percebemos que é o segmento que tem a maior demanda do mercado consumidor”, diz Ordiwal Wiezel, CEO da indústria têxtil Innovativ.
De acordo com Wiezel, mais do que nunca o mercado busca produtos diferenciados. Os clientes da empresa estão priorizando produtos inovadores e ecologicamente corretos. “Estes tecidos tomarão um espaço maior no mercado. Portanto, a cada coleção lançada pela Innovativ, haverá mais foco no desenvolvimento de produtos com estas características” e revela que os novos tecidos reafirmam os valores da empresa que é desenvolver produtos com enfoque na responsabilidade social.
“Nossa coleção com algodão colorido é livre de aditivos químicos e promove a inclusão, com maior lucratividade, de pequenos agricultores que cultivam a matéria-prima”, reforça. Desenvolvido na Paraíba pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa o algodão colorido já nasce com as cores (em tons que vão do bege ao marrom). O cultivo não é irrigado e, por não passar pela etapa de tingimento do fio, gera 87,5% de economia de água – da colheita até o produto final.
Em relação a qualidade e ao design, a Innovativ tem como missão ‘desenvolver, produzir e comercializar tecidos com comprometimento, inovação e arte para satisfazer colaboradores e clientes’. Para garantir a qualidade, que é prioridade da empresa, os tecidos são testados nos laboratórios próprios. O departamento de desenvolvimento de produtos segue tendências internacionais — sempre evidenciando a produção e o design nacional. “No caso do algodão colorido enriqueceu a coleção por ser um desenvolvimento sustentável além de 100% brasileiro”, ressalta Wiezel.
De acordo com o CEO, a indústria nacional está totalmente apta a fazer produtos sustentáveis. No entanto, é importante reconhecer que a cultura de consumo no Brasil ainda está se desenvolvendo neste sentido. “Os brasileiros são diferentemente dos consumidores europeus, americanos e japoneses. Estes, em sua maioria, há alguns anos já tratam como prioridade a característica ecológica do produto”. Por este motivo, Wiezel aponta que os investimentos e as programações no segmento sustentável precisam ser melhor planejados na indústria de base para atender este consumo de evidente crescimento.
A Innovativ é parceira da Green Nation Collection – Moda Sustentável. Wizel conta que conheceu a marca por meio da consultora de desenvolvimento de produtos de moda Geni Rodio Ribeiro. “Ficamos encantamos pelo conceito da marca desde o principio e vamos atuar sempre com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social”, diz. Para ele, a Innovativ e a Green Nation Collection – Moda Sustentável tem visões similares porque acreditam que a inovação é o principal pilar para o desenvolvimento da parceria. Ambos estão em sintonia, oferecendo para o mercado soluções criativas para o consumo de produtos inovadores e corretos.